segunda-feira, 9 de abril de 2012

Voltei (mas gostava de ter continuado lá...)

Pois que estou de volta, minha gente. Não sei se deram pela minha ausência, mas andei por terras de Viana do Castelo a experimentar uma Páscoa nova. Já lá fui muitas vezes no Verão, mas assim noutra altura do ano foi mesmo a primeira vez. E, como seria de esperar, fiquei fã. Desta vez conheci uma cidade calminha onde à noite se vê pouca gente, limpíssima e cheia de iniciativas. Sem romaria e sem farra: conheci Viana como é durante os outros dias do ano.

Para mim é a cidade mais bonita em que já estive. Trocava Lisboa por Viana num piscar de olhos e acho que não me arrependia. Como pude ver as pessoas na sua vida normal, fora de uma farra como é a Senhora d'Agonia, em Agosto, percebi que vivem a um ritmo muito menos acelerado do que nós, que se arranjam com um cuidado que mesmo em Lisboa já vai sendo raro, que aproveitam todos os momentos do dia, seja junto ao rio, seja numa esplanada, seja no shopping. É óbvio que nem toda a gente vive esta vidinha boa, mas pareceu-me que muitos o faziam e acho que esses durarão mais anos do que eu, que mal me consigo coçar. Mas vivendo ou não esta existência sossegada e quase principesca, as pessoas são de uma simpatia como ainda não encontrei igual. São conversadoras, acolhedoras, sorridentes e só por isso estar lá já é um descanso.

Enfim, Viana do Castelo é uma cidade perfeita e a própria publicidade que lhe é feita em slogans que ficam no ouvido não podia ser mais adequada. Se é verdade o que se diz sobre Viana, que «Quem gosta vem, quem ama fica», também é verdade aquilo que dizem os autocolantes à porta dos estabelecimentos comerciais: «Viana fica no coração». Tem ficado sempre.

3 comentários:

  1. Ah, estiveste por cá. Já sentiamos a falta das quixotadas e afinal estas aqui tão pertinho :)
    Viana é mesmo uma cidade linda, eu adoro, e não é por ser a "minha". Acho que não dá para comparar com Lisboa e afins mas das pequenas cidades do país é, sem dúvida, a mais bonita.
    Normalmente na segunda feira de Páscoa a cidade vira quase fantasma, apesar de não ser feriado oficial, ninguém trabalha e toda a gente está nas aldeias a festejar a Páscoa.
    Ainda bem que gostaste, o tempo aguentou-se bem e ajudou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve ali uns dias bem fresquinhos, mas pelo menos não desabou o céu em chuva. Claro que é difícil uma comparação com Lisboa, que é muito maior e com muitos mais habitantes, mas a sério que tenho muita inveja do tipo de vida mais calmo que por aí têm. Aqui é tudo demasiado a correr, não se saboreia nada e em Viana parece-me que as pessoas ainda dão valor aos pequenos momentos, às pequenas coisas, ao sossego... Enfim, também pode ser impressão minha, mas vou aí todos os anos e fico sempre com essa sensação. Quem me dera morar em Viana!

      Eliminar
  2. Estás sempre a tempo para vir de armas e bagagens cá para cima. Há muitas escolas que precisam de professores de Português... No próximo concurso já sabes onde tentar... Sempre deve ser mais fácil de conseguir um lugar que em Lisboa, para onde toda a gente quer ir! :) Tenho a certeza que a felicidade está em Viana (e nas bolas de Berlim do Manuel Natário, conheces?)

    ResponderEliminar