sábado, 9 de setembro de 2017

"Cabra Cega Literária"

Ontem acabei (finalmente) o livro Um Quarto Com Vista e precisei de escolher outro livro porque costumo ler dois ao mesmo tempo. O meu moço foi dar comigo no escritório com ar de cão triste sem saber no que pegar. Até que resolveu o problema, baseando-se num jogo infantil. 

Lembram-se da "Cabra Cega"? Pois. Portanto, de olhos fechados fez-me dar umas voltas até já não saber para onde estava virada. Depois só me permiia dar cinco passos nas direcções que quisesse. Três para a frente, dois para o lado e preparei o indicador para, ainda de olhos fechados, escolher um livro. Baixei o braço, puxei um livro et voilà: problema resolvido. Estou a ler, porque a sorte assim o determinou, o livro A Volta do Gato Preto, de Érico Veríssimo (O Mesmo Senhor do Acidente em Antares, de que aqui falei). É um livro em que o autor fala da sua visão da América do Norte e dos seus habitantes, nascida a propósito do tempo que lá passou enquanto professor convidado de uma universidade. No fundo, acaba por ser um livro de viagens e vem bem a calhar pouco tempo depois do Viagens com o Charley, de Steinbeck, no qual o autor também viajava pela América do Norte e observava gentes, lugares e costumes. Steibeck levava o cão, Veríssimo levava a mulher e os dois filhos. 

Fiquei contente com a primeira edição da "Cabra Cega Literária". Acho que vou passar a escolher assim todos os livros que vou ler. É meio excêntrico e trabalhoso (já para não dizer perigoso porque há fortes probabilidades de se embater em qualquer coisa e dar cabo do dedo mindinho do pé), mas é engraçado e resulta, que é, no fim de contas, o que se quer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário